terça-feira, 26 de agosto de 2008

Frutas

(Retrato da CUltura brasileira)

O que é o marketing, não é, minha gente? Do nada, me aparece a Mulher Melancia, Andressa Soares (só pra constar que é um ser humano com RG e CPF). Toda essa babúrdia em cima da moça, espertinha, só podia acontecer no Brasil, país carente de cultura. Quando, em outro lugar do mundo, você se lembra de ter visto algo parecido? Seria algo como "Watermelon Girl" ou "Jaca Woman"...
Não. Só no Brasil isso acontece. Por parte da moça em questão, não houve qualquer manifestação artística. Nem sequer abriu a boca (não no sentido de emitir algum som). Nunca escreveu um livro, artigo, texto publicado em blog (eu procurei). Ainda não a vi falando. E não faz a menor diferença, porque o que importa mesmo pro povo é brasileiro é o tamanho da chamada "paixão nacional", a "poupança", a bunda da mocinha. Na carona da Melancia, vêm a Moranguinho, a Melão, a Jaca (esqueci alguma?).
No meu tempo, essas meninas estariam acima do peso. De onde eu venho, bunda grande é sinônimo de gordura. A calça aperta e já está na hora de fazer uma dieta. A mulher - normal - que ler isso, vai entender do que estou falando.
Não que eu tenha algum problema com pessoas acima do peso, eu mesma vivo de dieta. Mas a lavagem cerebral que bombardeou as mulheres por anos com a idéia de que o bonito é ser magra, vêm por água abaixo com a onda das "mulheres-fruta". Também não significa que o ideal de beleza seja este exposto pela protagonista deste post.
O que eu quero dizer é que estamos o tempo todo sendo bombardeados com idéias e conceitos estúpidos. Somos ignorantes a ponto de deixar que essa onda imbecil invada nossa vida de maneira avassaladora, no jornal, nas revistas, na TV, na internet, no rádio (porque, sim, agora a Melancia canta!). Isso se não contarmos o papel da mulher no meio disso tudo. Há tempos nos acostumamos com bundas-objeto (Gretchens, chacretes etc) e aos poucos vamos jogando fora o que a geração de nossas mães tanto lutou pra conquistar.
Não levanto bandeira de padrão estético, tampouco defendo o movimento feminista. Essas meninas não deixam de ser vítimas (?) da própria ignorância e alimentam uma indústria que contribui pra que nosso país, já tão carente culturalmente, se afogue num mar de boçalidade interminável.

5 comentários:

Rebecca F. Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rebecca F. Barbosa disse...

Tenho que registrar um comment pro post que eu estava esperando! Confesso, que quando a mulher melancia começou a fazer sucesso, fiquei feliz! Fiquei feliz, pois finalmente aquele padrão de beleza anoréxico cairia por terra, fiquei feliz porque achei que finalmente os homens não me achariam mais gordinha e sim gostosa e bonita como a Melancia, não tenho bunda e coxas tão enormes quanto as dela, mas se eles a achavam bonita, que mal haveria em minha minhas "curvas" então. Ledo engano, minha felicidade durou pouco tempo, a mulher não estava quebrando padrões e estabelecendo uma nova liberdade para nós mulheres normais, ela estava nos afundando ainda mais! Ela estava mostrando que só mostrando o popozão poderia alcançar o sucesso! Eu já a vi falando Mari, mas era melhor não tê-la ouvido! uahuhaahuahah Ela ajudou a nós mulheres acreditarmos no possível poder da sedução atraves das nossas curvas, coisa q pensamos perder junto com o acréscimo de quilos na balança. Mas ela tb ajudou a acabar com tudo oq eu lutamos diriamente, com trabalho, estudo, e esforços. Mas agora entendo, pq mesmo não sendo tão "gorda" quanto ela, os homens não me veem como símbolo sexual, é pq eu tampo muito bem minha bunda e apenas a utilizo apenas pra sentar! Esta foi minha opinião sincera!

Anônimo disse...

Bom, hoje mesmo eu estava conversando sobre isso com duas amigas, amo a idéia dela ter surgido, pq assim, minha eterna luta com a balança chegou ao fim, meus Newtons a mais são muito bem vindos...só me falta agora aprender a dançar o Creu na Velocidade "6" pra ver se consigo uma vaga na playboy...hsushushus...Beijos Mari, saudades de vc no msn!

Anônimo disse...

Concordo com o conteúdo do texto! Gostei da veemência! Nosso país é o escracho escancarado. Se o mundo já vive uma onda de superficialismo, em que tudo para adquirir valor depende da banalização exposta pela mídia e não daquilo que se traz em termos de elaboração de idéias e conceitos, "melões", melancias" e todo um "hortifruti" ganham a cena, relegando a inteligência à mera condição de papel secundário.E no nosso querido país do charme e do elogio à ignorância, então... Falta investimento em saber, preocupação com o nosso material humano, um verdadeiro projeto de cultura e de país. Nossa atual conjuntura é de desalento, de desastre cultural, um caos...Lamentável!

Anônimo disse...

Lembrando que a mídia patrocina esses valores. E que os blogs estão aí para criar valores independentes...torço por este!