terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Natal

Já gostei mais da data. Principalmente quando era criança. Toda criança gosta, né?
Dá uma vontade de voltar no tempo... De rever pessoas que já se foram... Ái que saudade!
Comentei com a minha mãe hoje sobre isso. Lá se vão quase 20 anos sem a Baga, minha avó-mãe-amiga-babá-tudo-de-melhor-que-já-existiu. Parece que ela se foi ontem - ou que nem se foi, tão presente é a lembrança dela na minha mente. O cheiro, a voz, o toque, o abraço macio, o colo, o cafuné, o tempero da comida... Me lembro de tudo com tanta perfeição... A Baga é o tipo de pessoa que não se esquece nunca, até pra quem não era da família.
Pra muita gente, essa época do ano é pra reencontrar os parentes, celebrar o nascimento de Jesus, manter os laços de família unidos num jantar especial ou tudo isso junto numa só noite.
Eu só penso em tudo de bom que já vivi na vida e principalmente nas pessoas que fizeram parte desses momentos. Fico triste e nostálgica quando acabo caindo na real de que esse tempo bom, mágico e cheio de fantasias de criança, não volta mais, que essas pessoas não estão mais aqui. Ao mesmo tempo em sou grata por ter tido a oportunidade de tê-las em minha vida.
Se a gente pensar bem, acho que pra todo mundo é um pouco assim. E só por isso essa tradição se mantém.
Meu problema é pensar demais. É aquela minha péssima mania de ser à flor da pele, de querer sentir profundamente tudo, de experimentar a dor e a delícia de cada sentimento. E nesse momento, a saudade toma conta de mim. Que saudade!

2 comentários:

Anônimo disse...

ahh... FELIZ NATAL!!

Vanessa V. disse...

pra ser sincera, me sinto totalmente pressionada nessa época do ano...desde cirança!
a pressão de toda a humanidade nas ruas, como loucos, como se o mundo fosse acabbar;
a pressão de desfrutar da ceia com todos os seus parentes que, nem porque têm o seu sangue, são todos uns queridos;
a pressão do "espírito natalino" que você tem que ter...vc ter que ser bonzinho e amar todo mundo e sair contando como a Doris Day...

Finais de ano me dão uma angústia amplificada, pois eu já sou uma pessoa naturalmente angustiada com essa nossa vida chata.